PORTES GRÁTIS PARA ENCOMENDAS SUPERIORES A 50,00€
  Blog

A Escolha Certa

Escrito em 08 de setembro de 2020

A Escolha Certa

A nossa loja está aberta, os copos polidos e o saca-rolhas na mão. Podem entrar, escolher, para depois abrir e degustar. 
Qual o vinho mais indicado para aquele momento especial? Não sei se é carne ou peixe. E agora? Será que vou gostar deste? Que vinho escolher afinal? Iremos partilhar consigo o nosso conhecimento e dicas, para que possa esclarecer as suas dúvidas, fazer a escolha certa e usufruir em pleno da experiência. 
 
Harmonização – a busca do equilíbrio entre os sabores 
 
Como o nome indica, o objetivo da harmonização é criar harmonia entre um prato e um vinho, para que o sabor de um não se sobreponha ao do outro. Existem várias formas de conseguir este equilíbrio perfeito, vamos começar pela menos complicada.  
 
Há alguns anos conheci um sommelier brasileiro que usava uma técnica que, apesar de muito simples, ele considerava-a perfeita para principiantes: Seguir as cores. Ou seja, se um prato tem uma cor forte ou escura, pede um vinho de cor igualmente forte, no caso de um prato com cores suaves, sirva-se um vinho de cor suave. Para uma primeira experiência de harmonização e, enquanto não apuramos os sentidos, esta é uma maneira fácil de evitar arruinar uma refeição.  
A reter, numa refeição, se vai servir um prato de carne, como um naco de vitela, escolha um vinho tinto, se preferir carne de aves, escolha um rosé e se o eleito é peixe, acompanhe-o com um vinho branco. Dietas vegetarianas ou vegan devem seguir a mesma dicotomia entre as cores.  
 
Outra fórmula simples de harmonização é a técnica dos opostos. Para acompanhar uma entrada de refeição ou naquela pausa para o petisco, o truque é a combinação entre o doce e o salgado. Experimente um bom queijo com um Vinho do Porto, ou uns frutos secos salgados com um Rosé suave. Permita-se experimentar diferentes combinações de sabores. 
 
Mais à frente, iremos desmontar a estrutura dos vinhos e dos pratos, para falarmos de harmonizações mais complexas, no entretanto, poderá seguir as dicas de harmonização presentes no descritivo dos vinhos da nossa loja.  
 
Boas degustações 


×

Página destinada a maiores de 18

O conteúdo deste site destina-se em exclusivo a público adulto. Como tal, está interdito a menores de 18 anos.

Continuar Sair